Você já deve ter ouvido falar que são necessários 21 dias para adquirir um novo habito. Mas e quando não funciona em 21 dias? Cada pessoa tem sua forma de lidar com o seu cérebro, é quase como educar um filho. Você recebe conselhos, lê e assiste coisas a respeito, mas no fim das contas, seu filho é único e só você saberá a melhor forma de educá-lo.
50 dias de um hábito inegociável
Eu caminhei por 50 dias seguidos e entendi que poderia controlar meu cérebro. A única coisa que eu fiz foi um acordo, ou melhor, uma limitação: Não importava o que acontecesse, eu seguiria. Aquela ação era inegociável.
Todas as noites eu separava minhas roupas perto da cama. No dia seguinte, quando abria os olhos não pensava em nada: Apenas me levantava e me arrumava. às vezes acontecia de sentar na cama e pensar que gostaria de ficar ali apenas por mais 10 minutos, mas imediatamente eu dizia ao meu cérebro: é inegociável.
A vida é totalmente mental, saber controlar seus impulsos é fundamental para ter sucesso em qualquer área da sua vida. Então toda vez que eu sentia vontade de falhar eu lembrava: é inegociável.
A importância de fazer acordos consigo mesmo
Eu fiz um acordo comigo mesma, e precisava cumprir. Afinal, se nem eu cumprisse os meus acordos, quem no mundo cumpriria?
Fazer acordos com meu cérebro me deixou mais confortável para seguir e indisponível para fazer negociações. Eu estabeleci um padrão e não importava o que acontecesse, aquilo deveria ser cumprido sem questionamento. E assim, consegui cumprir 50 dias de caminhada todas as manhãs, independente de tempo, saúde, cansaço ou qualquer condição adversa que me tirasse da zona de propósito.
Segui apenas aquilo que foi combinado com meu cérebro: não importava o que acontecesse, eu precisava estar lá.
Expandindo para outras áreas e evitando procrastinar
Esse desafio não foi apenas uma meta, foi o momento que percebi ser capaz de cominar meu cérebro em outras áreas da minha vida. Resolvi testar se realmente estava certa. Sempre fui uma pessoa desorganizada. Então decidi testar, fiz um novo acordo: é inegociável deixar louça na pia. Algo tão simples, mas a garota que costumava deixar para depois começou a se sentir obrigada, porque todas as vezes que a vontade de adiar surgia, eu repetia: é inegociável.
Quanto é suficiente para adquirir novos hábitos?
21 dias são mesmo o suficiente para adquirir um novo habito? Talvez seja, Não vou discutir o que alguém pensou por anos, mas comigo não funcionou. Um novo hábito pode ser adquirido a partir do momento em que acordos, padrões e limites são estabelecidos. Por isso, faça testes e veja o que funciona com você, de que forma você consegue controlar o seu cérebro. Fazer acordos, impor condições e lembrar que é inegociável foi a chave do meu sucesso pessoal. Uma experiencia que era apenas um desafio, se tornou uma maiores descobertas e aprendizados da minha vida.
Não digo isso como verdade absoluta, apenas como uma experiência real. Você pode começar com algo simples, que incomodam no seu dia a dia: arrumar a cama, lavar a louça, caminhar, ou qualquer hábito que gostaria de manter. Não precisa ser extremamente rígido, pois tudo vem de um acordo e você pode impor condições flexíveis e adaptáveis para a sua rotina. você pode, e deve, estabelecer um padrão, por exemplo: não deixarei a louça suja, a menos que eu esteja extremamente atrasada. Assim, quando a vontade de procrastinar aparecer, você pode se perguntar: “Estou extremamente atrasada?” Se a resposta for “não”, então a ação continua sendo inegociável.
Tenha coisas inegociáveis na sua vida
No fim das contas, o que realmente importa é como nós nos controlamos diante das situações. A vida é totalmente mental, podemos nos virar bem, ou podemos cair na armadilha da auto sabotagem. Esses pequenos “acordos quebrados” são o que, muitas vezes, nos impedem de progredir. Um acúmulo de mini fracassos que nos transforma em nosso próprio inimigo, também chamado de o sabotador.
Se você está buscando ser melhor, te convido a adicionar no seu dia a dia coisas que sejam inegociáveis.
Faça acordos e estabeleça padrões. O sucesso nasce das coisas que decidimos não negociar, e que, pouco a pouco, se tornam parte natural da nossa rotina.
